Como surgiu o Quintal de Trocas

QUEM SOMOS

Carol

Carolina Guedes

Ana Carolina Guedes, mãe da Maria Beatriz, é gestora cultural e tem como missão promover expansão de consciência para o mundo.

Uma alma apaixonada pela vida e por movimentos de transformação, colaboração, cuidado, educação e de amor.

Idealizadora do Quintal de Trocas, uma empresa que busca total horizontalidade em suas relações.

É empreendedora desde criança. Aos 10 anos já vendia pulseiras feitas por uma maquininha de brinquedo, presente da avó, e aos 14 montou um brechó na garagem de casa.

Ana Carolina, já morou em Casa Compartilhada, teve carro, bike, guarda roupa compartilhado e é adepta do consumo consciente.

Atualmente, também escreve textos focados em lançar novas questões para o sistema atual, está terminando um livro sobre educação disruptiva, faz palestras, rodas de conversa e workshops envolvendo todas as suas paixões.


Gustavo

Gustavo Tanaka

Administrador de empresas por formação, empreendedor por natureza e escritor por vocação. Idealizador do Movimento Empresa Livre, Cocriador da Baobba e do Quintal de Trocas. Por ironia da vida, trabalhou 5 anos no mercado de brinquedos e hoje tenta queimar seu carma estimulando o consumo consciente.


Netto

Osny Santos Netto

Desenvolvedor web e designer de interfaces. Atua há mais de 10 anos na área, com experiência em projetos para pequenas e grandes empresas, mas recentemente tem se dedicado mais a projetos open-source. Apaixonado por tecnologia e iniciativas que ajudam a tornar a sociedade um lugar melhor para se viver.


Raniere

Raniere Silva

Pai, marido, desenvolvedor, entusiasta tecnológico e mestre Jedi nas horas vagas. Trabalhou por mais de 20 anos em pequenas, médias e grandes empresas do ramo tecnológico, até deixar o lado sombrio da Força e encontrar a luz. Largou tudo e agora tem a missão de viabilizar tecnologicamente iniciativas voltadas a levar a humanidade um passo adiante no processo de evolução.


Jose

José Carlos Cashana

Viabilizador de negócios na Make it Happen. Após 10 anos trabalhando em multinacionais de consultoria em gestão empresarial fez sua transição para uma carreira de propósito. Sua missão é ajudar pessoas e empresas à alcançarem sua independência financeira e colaborarem com um mundo mais humano, sustentável e divertido.


Audrey

Audrey Trotta

Designer, fundadora do site Viva Natural Online, artista desde criança e praticante de meditação. Já trabalhou em grandes empresas, agencias de propaganda e hoje atua como Freelancer. Acredita que a mudança de velhos hábitos, equilíbrio, consciência e compaixão pode transformar pessoas.

“Era uma vez uma guerreira chamada Ana Carolina, que havia dado à luz uma pequena questionadora do mundo chamada Maria.

Toda vez que Maria olhava maravilhada o mundo, a guerreira mãe re-conhecia o fantástico mundo em que vivia através dos olhinhos dela...

Carolina começou a perceber que os "porquês" de Maria davam voz aos "porquês" que também existiam no coração dela.

Antes de estarem juntas na jornada, ainda quando eram estrelas brilhantes no céu, Carolina e Maria fizeram o mesmo pacto: Cuidar da Mãe Terra!

E sempre buscar respostas que cuidassem delas, do outro e de sua grande Mãe, também conhecida como Planeta Terra.

Elas já sabiam que naquele momento tinha chegado a hora de pegar o arco, mirar a flecha e ir à luta... e escolheram fazer isso brincando.

Maria perguntava:

  • Mãe, por que criamos um mundo onde "Ter" é mais importante que "Ser"?
  • Mãe, por que tantos plásticos nos oceanos?
  • Mãe, o brinquedo que é meu, é de todos? Mas como? Se os recursos saíram do nosso mesmo planeta?
  • Mãe, por que muitos adultos falam para as crianças fazerem coisas que eles mesmos têm como desafio fazer?

Carolina entendia Maria e também ficava inquieta com todas essas questões! Sua pequena questionadora tinha toda a razão, nada disso fazia sentido.

Foi então que criaram juntas o Quintal de Trocas, um espaço destinado a trocas: trocas de “coisas” por “coisas”, “coisas” por dinheiro e até mesmo por experiências (conteúdo compartilhado). Você escolhe como vai brincar!

O mais legal do Quintal seria que elas poderiam fazer tudo isso brincando. E esse é um dos lemas do Quintal: que ADULTOS E CRIANÇAS SE DIVIRTAM!!

A palavra brincar, na sua etimologia, significa criar vínculo e é exatamente essa a grande missão dessas guerreiras.

Foram 2 anos de muita luta, contando com a ajuda de amigos que acreditaram nos olhos brilhantes dessas duas moças… e aos quais elas serão eternamente gratas nessa tão linda jornada. Elas receberam água, mantimentos, abraços, afago, palavras de amor e de apoio.

Até que em janeiro de 2016, enquanto Maria e Carolina remavam sem parar sua canoa… avistaram sua tribo e com os pés plantados em chão de terra boa, resolveram se unir a essa tribo montando uma EMPRESA LIVRE.

Lá na Empresa Livre, temos como princípios básicos:

  • Ser
  • Brincar
  • Rir

Cuidado consigo, com o outro e com o Planeta.

Ser exemplo para inspirar outras empresas a serem também livres. Um lugar onde acreditamos na horizontalidade e na importância de cada um de nós. Entendemos como seres humanos que todos têm sua estrela, sua luz, e merecem usufruir de toda a abundância do mundo, já que também somos natureza.

Nos unimos porque juntos somos mais fortes, porque somos complementares e porque entendemos que sonhar um novo caminho só é possível se olharmos pro AGORA e dermos as mãos.

false